terça-feira, 21 de abril de 2015

CAIXAS DE HELICÓPTEROS (CHOPPERS)

O primeiro helicóptero Playmobil foi lançado na Alemanha em 1977 e chegou ao Brasil ainda antes dos anos 80. Um fato curioso é que, no país de origem do brinquedo, apenas o modelo amarelo foi comercializado* - enquanto nestas terras tropicais a TROL optou por diversificar as cores: vermelho (Bombeiros), verde (Polícia), branco (TVI e, posteriormente, Polícia) e azul (Guarda Costeira), além do tradicional amarelo (Resgate).

Nos anos 90, foi a vez da Estrela trazer mais dois modelos: o branco (Polícia) e um helicóptero maior, também branco, de Resgate. O tema nunca saiu de moda na linha Playmobil e hoje em dia é possível ver vários tipos de helicópteros fazendo voar a imaginação da criançada. E dos adultos também.

(*) O leitor Guilherme nos lembra que a Geobra alemã também fabricou um helicóptero branco, lançado no Brasil pela Estrela. Vale ler suas explicações nos comentários abaixo. 

- - - - - - - - - - 

The first Playmobil helicopter was created in Germany (1977). In Brazil, TROL has copied this yellow model and has painted it in some other colors, like red (Fire Helicopter), green (Police), white (TVI and, afterwards, a new Police chopper) and blue (Coast Guard). Estrela has made another Police  helicopter and a Rescue S.O.S. airship, both in white. 


TROL 23.24.7
(Foto: MarcosVCS)

TROL 23.70.1
(Foto: Leonardo Pimenta)


TROL 23.70.2


TROL 23.70.3


TROL 23.71.8
(Foto: Eddy Berst)


TROL 23.18.1
(Foto: Bruno Vinícius)


TROL 23.81.0


TROL 23.96.5
(Foto: Leonardo Pimenta)


ESTRELA 30.14.21


ESTRELA 30.14.24


Flying high with Playmobil helicopters
Volando alto con los helicópteros Playmobil 


15 comentários:

  1. boa lembrança! tive esse da tvi. quebrou fácil nas minhas brincadeiras. só sobrou a foca heheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano,

      A foca é mesmo dura de matar, hein? Pelo menos, vc brincou bastante antes do desgaste total -- e isso é o que vale quando a gente é criança!

      abs!

      Excluir
  2. Poxa Zerocal,

    legal saber que as "nossas" empresas resolveram diversificar e proporcionar outras opções à criançada!

    Particularmente acho as versões antigas mais charmosas que as atuais pois já tive a oportunidade de compará-las em algumas das Exposições que participamos!

    Meu herdeiro possui o modelo policial 5975 e confesso que acho-o pouco interessante mas, atende às suas brincadeiras... :)

    Mais um post para ler e aprender! Obrigado!

    Forte abraço, Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, Marcius!

      Sem ser saudosista demais, eu tb acho os modelos antigos mais atraentes.

      abs!

      Excluir
  3. Olá Zerocal!

    Venho acompanhando seu blog, o do Tanner Bil e o do Prefeito em busca de recordações e informações sobre o fantástico mundo Playmobil.
    Hoje ao ler o post sobre os Helicópteros lembrei de quando ganhei o meu em 1985 no dia das crianças.
    Eu tinha 10 anos na época. E fui com meus pais e minha irmã escolher o presente em uma grande loja de brinquedos do Shopping Eldorado. Chegando lá fui direto na seção dos Playmobil e me apaixonei por um grande set da polícia composto por 1 helicóptero, 1 carro, 1 caminhão, 2 motos e vários policiais. O preço da brincadeira na época era como se fosse uns R$600,00 a R$700,00 de hoje.
    Meu pai já foi cortando e falando não, e pedindo para escolher um mais barato.
    Sentei no chão de pernas cruzadas em frente ao set e comecei a chorar em silêncio com as mãos sobre as laterais da caixa!
    De repente alguém puxou o set da policia por cima de mim! Olhei para o lado e meu pai estava caminhando com a caixa na mão.
    Ele disse: "Fabio, tá bom... vamos pagar e pedir para embrulhar pra presente".
    Quase não acreditei! E as lágrimas se transformaram em uma alegria imensa!
    Brinquei muito e ainda tenho guardado esse set da polícia, mas a caixa com as fotos do diorama e algumas peças pequenas se perderam.
    É uma pena, queria tanto encontrar e poder ver algumas fotos dessa caixa!
    Era uma caixa grande feita pela Estrela, mas não sei o código de referência.
    Será que você teria uma foto dessa caixa?

    Abraço

    Fabio S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio,

      Belíssimo o seu relato: é disso que se trata nossa paixão pelo Playmobil... memória afetiva que volta com toda força!

      Sim, eu me lembro desse set, uma caixa enorme! Mas não é Estrela (que só começou a fabricar Playmobil na década de 90) e sim TROL. O código de referência é 23.74.7

      Há uma pequena foto dele no livro Collector. Me passe seu e-mail (não vou publicá-lo) e eu te envio a foto.

      abs!

      Excluir
  4. Cal, belos itens!

    Ainda bem que a Trol diversificou as cores e criou novos sets aumentando a brincadeira. Me chamou a atenção do colega acima, Fábio, se não me engano. Atualizando as informações, me parece que o amigo Vlad conseguiu esse set e tem fotos num tamanho melhor. Convide-o a participar do Fórum, isso se já não o fez, rsrs. É isso, forte abraço!
    Luís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dica, Luís!

      O Fórum PlayBrasilmobil tá aberto para todos os fãs... e cheio de fotos!
      www.playbrasilmobil.com.br

      abs!

      Excluir
  5. Mas que história bonita do Fabio! Esperamos encontrar com o colega lá no Fórum.

    Este é o "espírito" da brincadeira sadia, da paixão pelo brinquedo, da alegria do colecionismo.

    Abraços Zerocal.

    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcius,

      Valeu pela "revisita" e pelos novos comentários!

      abs!

      Excluir
  6. Cal, na Alemanha além do helicóptero amarelo (3247) também foi lançado outro helicóptero no mesmo formato, o de polícia branco com pés e estabilizador da cauda vermelhos, de código 3144 e lançado aqui no Brasil pela Estrela com o código 30.14.21. Mas lá são os únicos, pois quem realmente inovou com esse modelo de helicóptero foi a Trol. Aliás a Geobra podia relançar alguns sets da Trol como edição limitada... certamente o helicóptero da Guarda Costeira seria o mais disputado.

    ResponderExcluir
  7. Mais uma coisa, a Trol lançou um segundo helicóptero branco desse primeiro formato, um de polícia semelhante ao 3144 da Geobra/30.14.21 da Estrela, só que com os pés pretos e o estabilizador da cauda e os pinos das hélices brancos, o código é 23.18.1 e era da fase da INBRIMA. E a Trol também já comercializou o helicóptero de resgate maior aí do post (o 30.14.24 da Estrela/3789 da Geobra), também na fase da INBRIMA e com o código 23.96.5. É isso, espero ter colaborado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme,

      Excelente a sua lembrança!
      Farei um adendo ao meu post, acrescentando as informações que vc nos trouxe. Realmente, tentei simplificar o texto, dando ênfase à fase inicial da TROL, mas o período Inbrima não pode ser esquecido.

      Mais uma vez, agradeço o aporte!
      abs!

      Excluir
  8. Amigos nas buscas por playmobil trol, encontrei um helicoptero modelo antigo, de bombeiro alemão. Fico a disposição p enviar fotos. Enriqueceria muito estas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcio!

      Fique à vontade para enviar fotos ao email que consta ali no "Autor do blog"/ Visualizar perfil completo.

      E obrigado pela visita ao blog.
      abs!

      Excluir