sábado, 21 de março de 2015

CAIXAS ESTRANGEIRAS (FOREIGN BOXES)

Hora de falar de caixas lançadas fora do Brasil. No início de sua produção, na década de 1970, o Playmobil teve sua licença cedida a várias fábricas de brinquedo ao redor do mundo.

Pelo menos 13 países produziram os bonecos naquela época: Brasil (TROL e Estrela), Argentina (Antex), Peru (Basa), México (Aurimat), EUA (Mattel e Schaper), Canadá (Irwin Toys), Espanha (Famosa), Itália (Gig), Reino Unido (Louis Marx Co.), Grécia (Lyra), Austrália (Kenbrite), Coreia do Sul (Hatai Young) e Japão (Meiji, Epoch e Yonezawa). A fabricante alemã Geobra só veio a centralizar o processo de produção lá pelos anos 1990, quando findaram os licenciamentos.

Na minha coleção vintage, tenho uma caixa alemã original (a carregadora de água ao estilo medieval, uma figura jamais produzida no Brasil), uma caixa grega (espécie de banqueiro com maleta) e três embalagens dos Estados Unidos (todas com elementos do Velho Oeste). Para completar, consegui duas caixas mais recentes, da promoção espanhola Telepizza.


Geobra 3372


Lyra 1010


Schaper 2950


Schaper 2953


Schaper 2954


Telepizza (1999)



Telepizza (2002)

Foreign boxes: a journey around Playmobil world
Cajas extranjeras: un viaje alrededor del mundo de los Clicks


8 comentários:

  1. Cal, mais uma aula de Playmobil meu amigo!

    Eu já tinha visto várias referências por aí navegando pela internet, mas ignorava que outros países também tivessem tido dois fabricantes diferentes assim como o Brasil. E a coleção que antes era só de Trol, ganha o mundo! Demais ver o mesmo boneco em outras embalagens, cada uma com suas características peculiares. Sorte ao amigo na garimpagem de outras caixinhas vintage ao redor do mundo.

    Abraço,
    Luís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô, Luís

      Na verdade, estou sempre em busca de caixas fabricadas no exterior: elas guardam um pedacinho da história do Playmobil e ainda têm aquele "cheirinho" de infância!

      Volte sempre ao blog.

      abs!

      Excluir
  2. Grande Zerocal,

    sabia que o Japão havia fabricado nosso querido Playmobil porém 3 representações, não imaginava tantas... Ainda não vi nenhuma por aqui em nossas exposições, nem mesmo algum colecionador de nosso ciclo que as tenha...

    Mais um post para aprendermos uma pouco mais sobre esse bonequinho sorridente. Muito bacana!

    Gostei muito do "estilo" de caixa adotado pela espanhola Telepizza, bem diferente e colorida.

    Parabéns pela aquisição e sucesso nas buscas!

    Forte abraço, Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marcius,

      Eu adoraria ter uma caixinha oriental, com a marca Playmobil escrita em caracteres japoneses, já pensou? O máximo que consegui até hoje foi um catálogo japonês... rs!

      Aliás, uma "volta ao mundo" mostrando uma caixinha de cada país que fabricou o Playmobil seria uma boa vitrine para nossas exposições, não?

      abs!

      Excluir
  3. boa coleção estrangeira! ainda quero ter pelo menos 1 de cada país da época.
    ja consegui uma schapper e algumas geobra.
    vc nao tem nada de antex?
    e aquela bizarrice turca?
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Luciano!

      As caixas dos hermanos da Antex eu já incorporei à coleção "nacional"... rs!

      E quanto à bizarrice turca (Mekanik Oyun), aqueles bonecos não são Playmobil: não têm a autorização da Geobra... mas, claro, vale exibir como curiosidade.

      abs!

      Excluir
  4. Se o amigo me permite uma sugestão, por aqui ou no outro blog, gostaria muito de saber / conhecer os períodos em que cada empresa representou a marca. Por quanto tempo cada uma delas teve essa "autonomia"? E quantas caixas cada uma delas chegou a colocar para "deleite" das crianças e colecionadores?

    Você teria ou poderia nos proporcionar com esta coletânea? rs

    Sei que não é tarefa fácil mas, como conhecedor deste mundo Playmobílico, com certeza o amigo já tem alguma informação do tipo... rsrs

    Obrigado Zerocal.

    Forte e fraterno abraço, Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, Marcius...

      O que vc me pede é um trabalho de décadas!!! rs...

      Esses dados antigos são bem difícieis de coletar: muitas dessas fábricas já faliram e, numa era pré-internet, deixaram poucos registros confiáveis. Como exemplo, veja nossa dificuldade aqui no Brasil em conseguir esse tipo de informação sobre a TROL...

      Mas a ideia é boa, vou retomá-la em breve.

      abs!

      Excluir